Notícias

Academia Sinopense de Ciências e Letras elege diretoria 2021/2023

Publicação: 11/11/2020

 

O professor e escritor, Alex de França Aleluia estará à frente da entidade pelos próximos dois anos e dividirá os trabalhos com a jornalista e escritora, Cristiane Oliveira, na vice-presidência e demais membros da chapa eleita no último sábado 

 

No último sábado, 31 de outubro, foi eleita a nova diretoria da Academia Sinopense de Ciências e Letras (ASCL), que será liderada pelo professor e escritor, Alex de França Aleluia, no biênio 2021/2023. A assembleia ordinária para eleição foi coordenada pela atual presidente, Roberta Martins Nogueira, às 14h.  

Segundo o presidente eleito, dentre as propostas a diretoria tem no radar ações como a busca por recursos para construção da sede própria; criação de portfólio dos acadêmicos para serem direcionados às instituições públicas e privadas para eventos e palestras; criação da Semana do Saber, uma semana com assuntos diversos com os acadêmicos a respeito de suas produções; criação de premiação às produções dos membros da entidade; criação de incentivo às produções em escala para fomentar pesquisas e produções literárias; criação da loja virtual para vendas dos livros dos acadêmicos; criação de eventos que contribuam para disseminação do conhecimento dos acadêmicos; parceria com universidades na promoção de eventos de incentivo à leitura e/ou outros objetivos; programas voltados às empresas para seja implantado momento diário de leitura com seus colaboradores; lives periódicas com a participação dos acadêmicos para tratar de diferentes assuntos; divulgação semanal sobre as áreas de interesse e perfil de cada acadêmico.  

Ainda como proposições para o próximo biênio a diretoria planeja dar continuidade à apresentação do patrono dos acadêmicos em suas reuniões mensais, já que cada membro da Academia homenageia uma personalidade das Ciências ou Letras no nome de sua cadeira. 

Um projeto que deverá ser retomado é a visita às escolas levando livros, incentivando à leitura e promovendo concursos com alunos e professores, além de contação de histórias. A entidade ainda planeja buscar junto ao município a retomada do evento bienal da Feira do Livro, já aprovado pela Câmara Municipal de Sinop. 

“A Academia tem uma importância grandiosa em Sinop. Continuaremos nesta caminhada de valorização junto à comunidade. A partir de 2021, vamos nos concentrar em diversos projetos e ações que façam com que Sinop e região conheçam ainda mais os acadêmicos e suas produções”, disse o presidente eleito, ao explicar que a posse da nova diretoria ocorrerá no mês de janeiro de 2021. 

Aleluia ganhou a Medalha Jorge Luís Borges em Buenos Aires como um dos melhores escritores do Brasil, em 2018 e atualmente é membro da Academia de Letras do Brasil, dos Núcleos Acadêmicos de Letras e Artes de Buenos Aires, de Portugal, de Valparaiso no Chile e da Academia Sinopense de Letras e Artes. Em seu currículo de escritor há quatro obras de ficção. Além disso, é apresentador do Programa Literoucos, na TV a cabo Top Cabo, em Sinop. 

A ASCL completou em 12 anos de fundação em 2020 e conta com 25 imortais, entre profissionais das Ciências e das Letras. Com um histórico de ações de fomento e valorização da literatura, pesquisas científicas e outras manifestações culturais, a entidade foi declarada de utilidade pública na esfera estadual em 05 de março de 2018. 

 

DIRETORIA EXECUTIVA: 

Presidente: Alex de França Aleluia 

Vice-Presidente: Cristiane Oliveira 

Secretária: Simone de Sousa Naedzold 

Vice-Secretária: Marta Miranda 

Tesoureiro: André Bíscaro 

 

CONSELHO FISCAL: 

Bernadete Crecêncio Laurindo 

Sérgio Fragoso 

Antônio César