Notícias

Leni realiza exposição sobre o livro Mulheres Pioneiras de Sinop

Publicação: 07/06/2018

A acadêmica Leni Chiarello Ziliotto (cadeira 21), apresentou uma exposição de imagens construídas a partir de 62 mulheres pioneiras que ajudaram a construir a história do município de Sinop, bem como da Gleba Celeste . O lançamento ocorreu na última terça-feira (05), em Vera. A exposição em telões de telões de 2,5 m de altura, batizada de "Desbravar a Terra e Promover a Vida" vai percorrer as cidades de Vera, Claudia, Santa Carmem e terá encerramento em Sinop, no mês de setembro. O projeto é subsidiado pelo governo do estado, por meio do programa Circula MT.

O evento de visou apresentar ao público o resgate da Cultura no município, a democratização o acesso à arte, incentivo a leitura, formação de novos leitores de imagens, expor em imagens o relato de vida de 62 mulheres pioneiras no processo de colonização da Gleba Celeste em Mato Grosso, mais especificamente aquelas que se estabeleceram e atualmente vivem em Sinop, entre elas, relata a história de Marta um das pioneiras de Vera.

Leni contou que a ideia do trabalho das fotografias surgiu a partir de um livro que escrevera em Nova Mutum. Ela escrevera quatro artes em uma única obra (fotografia, grafite, poema e relato). Como Sinop traz a ideia de pioneirismo, Leni decidira contar por meio das fotografias, a história das pioneiras juntamente com um poema, é o que mostra a exposição fotográfica. O conceito utilizado foi uma fotografia atual de cada uma das pioneiras no centro e o que elas foram enquanto mulheres no município, composta também com fotografias antigas e do começo de Sinop.

"Os relatos que eu tenho é que os primeiros atendimentos médicos foram em Vera, as primeiras escolas, primeiros mercados, aonde as pessoas vinham buscar mantimentos. Foi em Vera antes de existir qualquer outro município. Vera tem a grande responsabilidade de ser a raíz dos serviços essenciais da população, foi o começo da Gleba Celeste e não temo como desligá-la de Sinop", destacou a escritora.

"Para mim é uma grande honra receber uma exposição tão rica com peças lindas de uma profissional tão conceituada como Leni", finaliza o Chefe do Departamento de Cultura da Prefeitura de Vera, Rodrigo Gomes. 

A exposição no Centro de Eventos vai até o dia 26 de junho e é aberta para toda comunidade.