Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Notícias

Recente obra do Acadêmico Ireneu Jaeger atrela Linguagem à Caixa Preta de Navio

Publicação: 16/04/2021

Por Alex Aleluia


Obra analisada: Enfim Juntos

RESUMO:
- Narrador da recentre obra de Ireneu é a "Caixa Preta" da vida de Pedro.
Enfim Juntos é a mais recente obra. do fundador da ASCL e escritor Ireneu Bruno.

Leia a seguir as impressões sobre a obra.

Ao iniciar a leitura, senti um desconforto e, ao mesmo tempo, curioso, em tentar entender a Linguagem utilizada e o jeito de nos contar a vida de Pedro- Personagem central.
Com o passar das páginas e a escalada do personagem, fui entendendo e assimilando a genialidade do autor neste seu escrito. Ele atrela o modo de contar com uma ferramenta importante nos meios de transportes mais longos, como a caixa preta.

Pedro realizou seu sonho em ser das forças armadas entrando para a Marinha e logo após, para ser um Petroleiro. Entre as mudanças e pensamentos
que vão sendo narrados, comecei a ter a noção da   genialidade do autor neste seu escrito. Pois, entendi  que não era para ser lido, mas ouvido, porque o narrador pode ser o próprio personagem que, aos poucos, vai narrando de forma rápida e sem muitos detalhes à sua experiência em sua Viagem Marítima (que metaforicamente é usada para sua vida).
Pedro estava em uma plataforma  quando esta foi invadida e o desespero começa a tomar conta da mulher e de sua família (alguns integrantes ele mesmo não conhece plenamente).

Com uma narrativa rápida e sem rodeios, comecei a me sentir ouvindo a história de Pedro como se tivesse achado uma caixa preta e abri para escutá-la; destas instaladas em avião ou navio para registrarmos o dia a dia do responsável pela embarcação ou pela aeronave.
Ao final, o título da obra condiz com o que foi relatado desde o início, enfim Juntos.
Aos que querem acompanhar a narrativa, precisam compreender que a embarcação equivale a vida de Pedro, onde ele mesmo vai se surpreendendo com o caminho que escolheu para navegar. Além disso, precisa estar preparado para entender que a história é um relato simples, pois o objetivo principal é registrar os caminhos, não as emoções, como realmente acontece com a "caixa preta", onde a finalidade é o registro.

 

Resenhista

Conheça o Professor 

O Professor Alex de França Aleluia está há dois ano em Sinop. Leciona nos dois principais colégios particulares da cidade, é escritor, palestrante.
 
Em 2018 ganhou a Medalha Jorge Luís Borges em Buenos Aires como um dos melhores escritores do Brasil;
 
- Membro da Academia de Letras do Brasil
- Membro da Academia de Letras e Artes de Buenos Aires
- Membro da Academia de Letras e Artes de Portugal
- Membro da Academia Sinopense de Letras e Artes
- Membro do Núcleo da Academia de Letras de Valparaíso no Chile
- Presidente da Academia Sinopense de Ciências e Letras.
 
- Escritor de quatro obras de ficção;
 
- Coach Educacional - Meu Dever de Casa
- Em 2020 começou a apresentar o Programa Literoucos na TV a cabo Top Cabo em Sinop.
 
 

F