Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Notícias

SÉRIE: CONHEÇA Bernadete Laurindo; E por falar de ti

Publicação: 24/04/2022

Hoje vou falar de ti... Bernadete, posso dizer que sois uma pessoa fenomenal, profissional exemplar, mulher, mãe e avó evoluída, apaixonada pela vida e pelos seus, e nesses encontros e desencontros da vida, surgiu muitos versos e reversos inspirado em coisas sociais, mas, sua grande inspiração sempre foi à simplicidade da vida, o amor, os sentimentos e a alegria contagiante com a forma de ser. 

Falo da querida Professora, advogada, Bernadete Crecêncio Laurindo, da Fundadora e Membro da Academia Sinopense de Ciências e Letras (ASCL) Cadeira nº 04, natural do estado de Santa Catarina, município de São José, chegando a Sinop no Mato Grosso no ano de 1986 com uma missão a cumprir, criar e gerenciar a implantação da APAE neste município, formada em direito e Letras, Licenciada em latim, Língua e Literatura Inglesa e Portuguesa e pós-graduada em lato sensu Língua Portuguesa.

Essa mulher incrível inspirou-se no sentimento mais sublime “o amor”, escritora nata que sempre adorou brincar com as letras, conseguiu um nuance nesta arte variando estilos e detalhes em seus poemas, pensamentos, contos e crônica a qual foi homenageada premiada e imortalizada em suas belíssimas obras poéticas: Por falar em ti..., Encontros de longos caminhos, Versos e seus reversos e Sóis. 

Começou trabalhar como professora ainda muito jovem aos 15 anos, atuando em diversos, níveis do ensino regular, dado o fato da vida de trabalho duro da cultura familiar crianças e jovem eram “adultos miniatura”. Acostumada a trabalhar foi dando sequência atuando na Educação Especial com a Deficiência Visual ampliando o método Braille para vários municípios do Mato Grosso junto as APAES e PESTALOZZIs.

Hoje mesmo aposentada, continua muito ativa adora ser, gosta de contribuir, ajudar, fazer e de estar presente na vida social ocupando vários cargos como; Membro do Conselho Fiscal da Refeccs, Secretária do Fórum Permanente de Educação Municipal de Sinop, Presidente da Comissão de Conciliação da OAB, Membro da Comissão de Direito da Mulher OAB, Membro da Comissão de Direitos Humanos OAB, Membro do Conselho Deliberativo da ASPOSP de Sinop, Membro da Academia Sinopense de Ciências e Letras ASCL, sentiu-se grata ao ver seu trabalho reconhecido no ano de 2004 ao receber o título de Cidadã Sinopense Benemérita.

E por falar em ti... Bernadete Crecêncio Laurindo! Hoje sinto a necessidade de destacar a alma de luz que sinto em você, a verdade que há em ti. Contudo, foste transparente em seus versos e reversos do qual o passado o presente se deram as mãos, rumo a um futuro grandioso de harmonia, paz e amor. Afinal por onde passaste jogaste boas sementes em formato de letrinhas que se moveram que dançaram, foram felizes muitas vezes choram, mas, conseguiu seguir um caminho, o caminho do bem viver. E por falar em ti... “Sois o sol”... Sois o farol para os seus.

 

_________________________________________________________________

 Autora: Marlete Dacroce

Mestre e doutora em Ciências da Educação

Membro da Academia Sinopense de Ciências e Letras ASCL, Cadeira nº 26