Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Notícias

SÉRIE: CONHEÇA Jeferson Diel: o cientista que tem um bom coração

Publicação: 14/04/2022

Quando vemos os primeiros raios do sol, na maioria das vezes, nunca imaginamos o quão grande e brilhante ele é. Só nos damos conta da sua luz, sua importância e da sua grandeza a partir do momento em que ele desponta silenciosamente lá em cima. Assim é o cientista, como o Sol, ilumina a vida ao seu redor.

Jeferson é estudioso e pesquisador. Ele existe para clarear caminhos e veio para servir ao próximo; trabalha e investiga as soluções para o bem-estar das pessoas. É um diligente que olha o próximo e diz: você não está sozinho. Ocupa a cadeira 7 da Academia Sinopense de Ciências e Letras – ASCL e desde sua posse, somou à essa instituição para que fosse reconhecida, consolidada e referenciada socialmente.

Desde os primórdios, preocupou-se com o bem-estar da comunidade sinopense e é engajado nas suas causas sociais. É fundador de entidades e associações: Associação do Parque Ecológico e Esportivo de Sinop - APEES; Entidade Filantrópica Sem Fins Lucrativos - BAUHAUS; Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte do Mato Grosso - FAEPEN/MT; DTG Herdeiros do Sul e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso – SINTESMAT, realizações que o deixam feliz por servir à sociedade, proporcionando o bem comum a todos a partir de formas associadas e cooperadas de reunir e engajar pessoas.

Seus feitos em prol da sociedade resultaram em honrarias.

Em 2010, recebeu da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT Moção de Agradecimento pela relevância e contribuição ao processo de consolidação da Universidade em Mato Grosso. Em 2014, na Câmara Municipal de Sinop, foi-lhe conferida Moção de Aplauso pela posse na primeira turma da ASCL. Em 2016, obteve do Fórum Sindical, o mérito de Formador Sindical. Em 2017, na Jornada Pedagógica da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT recebeu o mérito pelo Projeto Organização e Administração Financeira. Em 2017, foi agraciado pela UNEMAT com o Mérito Universitário em reconhecimento e contribuição pela organização do 3º Congresso Universitário. Em 2018, na Câmara Municipal de Sinop foi-lhe concedida Moção de Aplauso pelos relevantes trabalhos de cunho ambiental e esportivo desenvolvidos na R2 de Sinop-MT. Em 2018, recebeu da BAUHAUS, Homenagem pela Gestão 2017-2018 e, em 2019, do SINTESMAT, obteve o Mérito Sindical pela Gestão 2017-2019.

Ah, um cientista, pesquisador e escritor!

Muitos pensam que os ligados à ciência não têm coração, devem viver só. Mas o Jeferson é gente como a gente, seus íntimos proclamam que ele é um homem de bom coração e paixões. Uma delas é a Kombinha Diel, que ele orgulhosamente mostra para todos. Gosta de pescar, se aventurar com a natureza e viajar pelo mundo. Quem o vê em sua calmaria não imagina que gosta de esportes radicais, e que, como consequência de fraturas, às vezes o deixam mumificado pelo gesso.

Ama estar com os amigos e familiares, sua esposa e suas três filhas. Adora conversar, contar piadas e cornetear enquanto joga baralho. Se pudesse, um zoológico teria, como não é possível, se contenta com alguns animais: patos, tartarugas, peixes, porquinhos da índia, coelhos, pássaros e no momento aprecia ter um cachorro.

Jeferson é daqueles estudiosos que existem para desmistificar que cientistas são pessoas estranhas que vivem sós. Ele existe para nos mostrar que é gente como a gente e que é sempre possível pensar com o coração, seja por um familiar ou outro ser humano. Jeferson é daqueles seres afetuosos que por onde passar, deixará as suas marcas, além dos chinelos esquecidos em algum lugar...

 

 

SAIBA MAIS

[1] É ocupante da Cadeira 7 da ASCL, trabalha na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, é pesquisador e escritor. Suas obras, formação acadêmica, experiência profissional e trabalhos prestados podem ser acessados no sítio: www.diel.com.br

[1] É ocupante da Cadeira 36 da ASCL, bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, trabalha na ADESTEC e é escritora de ficção nas linhas de romance e suspense. Suas obras têm como ambiente a Cidade de Sinop-MT, podem ser consultadas com a autora e também na plataforma de e-books da Amazon. Informações sobre sua vida profissional e pessoal podem ser encontradas em suas redes sociais: www.facebook.com/marta.demiranda.01 e @marta.demiranda.1